O segundo dia em Bruxelas foi cheio. Acordamos cedo, tomamos café no hostel e partimos em direção à Comissão Europeia. A Comissão Europeia é o órgão executivo da EU, ou seja, ela é a responsável por propor novas legislações, cuidar do gerenciamento da União, entre outros (http://ec.europa.eu/about/index_pt.htm).
O prédio da comissão é super moderno e tivemos que passar por um rígido sistema de segurança para entrar. Na realidade, em todos os locais que fomos, passamos por, no mínimo, um detector de metal. Voltando à nossa visita, tivemos uma conversa com um dos responsáveis pela parte de legislação. Ele nos explicou as funções e objetivos da entidade, os seus campos de atuação, e a sua importância. Muito interessante entender o funcionamento de uma instituição tão importante aqui na Europa. Passamos a manhã toda por lá.
No intervalo do almoço, que tinha 3 horas de duração, eu, Pernille, Monica, Tone e Espen fomos visitar o Atomium (http://atomium.be/). Essa estrutura enorme em forma de um átomo foi construída em 1958 pelo engenheiro André Waterkeyn e pelos arquitetos André e Jean Polak. A construção/museu/prédio/arte é simplesmente incrível. Fiquei abismada com o tamanho do lugar e intrigada em como conseguiram fazer algo tão desafiador. Um local único e que vale os 20 minutos de metro. Chegamos lá e subimos com o elevador até a esfera mais alta, que possui uma vista panorâmica de Bruxelas. Estava chuviscando na 5ª feira, então não conseguimos ver muito, mas mesmo assim é show! Depois de dar uma volta no topo, voltamos ao térreo para começar a visita das outras esferas. O caminho todo é feito com escadas rolantes e escadas normais, bem legal! Cada espaço é cheio de arte e informações sobre a história do Atomium. Uma mistura de museu com ciência. Fiquei contente de termos tirado o tempo pra ir lá, valeu a pena!! Antes de voltar para o centro, compramos uma mega baguete e almoçamos no trem.
Na direita, conseguimos ver o Mini Europe, um parque com miniaturas dos principais pontos da Europa
Alguém quer tirar uma soneca no Atomium?
Tava me sentindo na Space Mountain em uma das escadas rolantes hehe
A próxima parada era a Representação Permanente da Alemanha junto da União Europeia. Vamos dizer que a atuação deles conosco não foi muito alemã hehe. O processo de segurança pra entrar foi um fiasco, MUITO mal organizado, nos atrasaram quase uma hora. No fim das contas, tivemos uma apresentação um tanto quanto inútil de 25 minutos. Meu professor ficou bem chateado e nos pediu mil desculpas pelo papelão. Continuamos o nosso dia indo para o Parlamentarium (http://www.europarl.europa.eu/visiting/pt/visits/parlamentarium.html) e agora chegamos à minha parte favorita da viagem. QUE LUGAR INCRÍVEL!! Sempre gostei de museus, mas esse é top! Tive a oportunidade de aprender e conhecer mais sobre a história da Europa e da União Europeia. A maneira de que tudo é feito, faz com que o tempo dentro do Parlamentarium voe, poderia ter ficado um dia inteiro lá. O centro oferece informação nas 24 línguas oficiais da União Europeia e a entrada é gratuita, deixando o conhecimento disponível a todos. Uma das partes mais legais é a sala onde acontece uma simulação do parlamento, tudo é muito bem pensado e divertido. A visita ao museu inclui um áudio que você carrega e interage com as informações de cada ala. Tudo é interativo, com vídeos, jogos e sons. Fiquei apaixonada pelo lugar, é um “must see” de Bruxelas.
O Parlamentarium era nossa última programação “oficial” do dia, tínhamos uma hora e meia livre até o jantar. Fomos dar uma volta rapidinha por Bruxelas e acabamos na rua da tentação. Chanel, Louis Vuitton, Armani, Rolex e por aí vai. Queria um cartão de crédito ilimitado hehehe.
Não é Luísa, mas tá valendo! Hihi
Depois de jantarmos no hostel, estava na hora de ir pra algum barzinho aproveitar um pouco da noite. No caminho, paramos para ver o Manneken Pis, o mascote de Bruxelas, fiquei um pouco decepcionada, porque ele é minúsculo e nem um pouco especial, mas tem que ir ver hehe. A escolha do bar foi a excelente dica do Cassi, o Delirium Café (http://deliriumcafe.be/). A Delirium é uma marca super famosa daqui, eles tem 8 bares só em Bruxelas. Todos charmosos e lotados! Hehe
Como sempre passando pelo LINDO Grote Markt
O segundo dia em Bruxelas foi looongo, mas muito delicioso!
Beijão!
Pintinha, tu tá a cara da felicidade. Muito bom te ver assim, nos deixa tranquilos. Amei a cidade, tudo de bom!!!
ResponderExcluirQue dia proveitoso e aproveitaste muito bem ( nota-se pelo teu semblante, sempre sorridente)que sensação o Atomium, ( fora de série) e as visitas com tuas amigas às lojas e bares. LEGAL. Beijos da Oma e Opa
ResponderExcluirInvejinha de você indo no Bar da Delirium hehe (inveja branca, óbvio). Que bom que aproveitou a viagem e que bom te ver assim feliz.
ResponderExcluirBeijos minha gatinha.
Fquei enlouquecida com aquele atomium... incrível.
ResponderExcluir